Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

5 sinais de que você precisa de uma plataforma de pagamento

Muitas pessoas quando decidem empreender, passam por um problema semelhante que é a escolha de como irá receber do seu cliente, ou seja, quais as formas de pagamento que irá oferecer a ele.

Independentemente de qual seja o seu negócio, o equilíbrio financeiro é o pilar dele e ter os seus recebimentos em dia faz com que sua empresa sobreviva, seja você um prestador de serviço ou um vendedor de produto.

O mercado oferece um leque muito grande de opções de pagamento, mas para um Microempreendedor Individual (MEI) ou Autônomo isso pode gerar uma certa dor de cabeça, dependendo de sua escolha, pois poderá exigir um grande esforço de ter que lidar com a venda, o recebimento, o pós-vendas, a administração no negócio em si, dentre tantas outras responsabilidades que vem quando se decide empreender.

E é justamente neste ponto que quero tocar com você, te falar sobre a facilidade e importância de se trabalhar com uma plataforma de pagamento intermediadora. Mas antes disso, preciso te falar o que é um intermediador de pagamento.

Intermediador de pagamento

Basicamente, um intermediador de pagamento é o sistema que faz um ponte entre você (seu negócio) e as instituições financeiras que oferecem opções de pagamento como boleto, cartões de crédito e débito, dentre outros.

Como este sistema, você não precisa ter a obrigatoriedade de possuir uma conta bancária com carteiras para utilizar estes serviços, mas sim somente uma conta corrente onde serão creditados os valores referentes aos seus recebimentos.

Um intermediador te oferece não somente uma forma de recebimento, mas sim toda uma gestão de pagamentos, seja ele para vendas online ou offline.

Quando falo em gestão de pagamentos, me refiro a ter sua base de clientes, poder enviar as cobranças seja por e-mail ou SMS, ter um sistema que envie lembretes sobre vencimento de forma automática, que ofereça a seu cliente um portal onde ele possa ter acesso a todo seu histórico de pagamentos, bem como ter acesso a boletos que ainda irão vencer, o que é de extrema importância principalmente para prestadores de serviços, dentre tantas outras funcionalidades.

Veja as vantagens de utilizar um intermediador de pagamento no seu negócio.

No Brasil, o boleto bancário é uma das formas de pagamento mais populares entre os consumidores e continua cada vez mais ganhando espaço entre os empreendedores. Isso porque com o boleto a economia com tarifas são maiores do que as do cartão (tanto crédito quanto débito) que cobram percentuais sobre o valor da venda, enquanto o boleto possui uma taxa fixa, independente se a venda for de R$ 10,00 ou R$ 10.000,00. Isso sem contar que o valor pago no boleto fica disponível um dia após a sua liquidação, enquanto o cartão pode levar até 30 dias para ser liberado o valor.

Mas você pode estar se perguntando ainda assim por que deveria usar um intermediador de pagamento ao invés de procurar diretamente uma instituição financeira (bancos) para poder utilizar essas formas de recebimento?

Vou te mostrar 5 sintomas de que você precisa de uma plataforma de pagamento:

1 – Sou pessoa física e preciso emitir boletos

Para um Autônomo ou MEI, a emissão de boletos muitas vezes pode ser algo difícil se a opção for a escolha de fazer isso diretamente com o banco. Isso porque você precisará de uma conta bancária em nome de pessoa jurídica e também ter uma carteira para emissão de boletos.

Utilizando uma plataforma de pagamento não será necessário ter todo este trabalho, basta apenas efetuar o seu cadastro e fazer o gerenciamento dos seus pagamentos de forma simples e eficaz. Com o Padmoney, você poderá fazer seu cadastro usando o seu CPF, no caso de Autônomos e usufruir de todas as funcionalidades que o sistema tem para te oferecer.

É preciso também levar em consideração os custos que você terá ao optar por uma instituição financeira, onde alguns cobram inclusive pela emissão do boleto, sem contar em tarifas como manutenção de títulos vencidos e cancelamentos. Com um intermediador, este custo normalmente não existe. No caso do Padmoney, o cadastro é gratuito, não há cobranças de mensalidades e você só paga se o seu cliente pagar o boleto. Essa economia inicialmente pode parecer algo irrelevante, mas quando se soma ao longo de um mês ou um ano, verá o quanto estará deixando de gastar com tarifas bancárias.

2 – Quero diminuir a inadimplência no seu negócio

Este é um problema que atinge boa parte dos empreendedores, principalmente os prestadores de serviços que tem os seus recebimentos mensais, como professores, personal, dentre outros profissionais.

Isto se dá muitas vezes não somente pela falta de pagamento do cliente, mas às vezes por negligência do próprio profissional. Em muitos casos acontece deste esquecimento acontecer devido à alta carga de trabalho e preocupação com diversas áreas do seu negócio que uma cobrança pode deixar de ser enviada, por exemplo.

Uma plataforma de pagamento te auxilia neste processo fazendo isso de forma automatizada e em caso de cobranças, como mensalidades, você poderá estar utilizando a cobrança recorrente. Com ela você faz a programação no sistema para que mensalmente o seu cliente receba por e-mail ou até mesmo SMS o boleto para pagamento dias antes do vencimento, assim não cairá nem no seu esquecimento, tampouco no do cliente.

Saiba mais sobre o boleto recorrente.  

Além disso, um intermediador, como o Padmoney faz também o envio de lembretes para que o seu cliente perca a data de vencimento. Isto tudo é programado no sistema somente uma vez e mensalmente o sistema faz todo o trabalho para você.

Para auxiliar também neste processo de redução da inadimplência, o Padmoney conta com um Portal do Cliente, onde o seu cliente tem acesso a todo seu histórico de pagamentos, como boletos pagos, vencidos e os que ainda irão vencer. Desta forma você poupa inclusive tempo enviando novos boletos, bastando apenas que ele acesse o portal e faça a impressão da cobrança que deseja pagar.

3 – Preciso reduzir meus custos

Uma outra vantagem de se usar um intermediador de pagamentos é a redução de custos em relação aos bancos. Como falei acima, muitas instituições financeiras realizam cobranças de manutenção de conta, carteiras para utilização de serviços de cobrança, além de outras tarifas como cancelamento e manutenção de títulos, em alguns casos até mesmo na emissão do mesmo.

Ao optar por uma plataforma de pagamento intermediadora, estes custos são bastantes reduzidos. Isso porque você não terá taxa de cadastramento, tampouco cobrança de mensalidades. Não será cobrada tarifas de cancelamento ou manutenção de títulos, mas somente o boleto liquidado. Ou seja, você fará seu cadastro, emitirá sua cobrança e só vai pagar a tarifa se o seu cliente pagar o boleto, e ainda assim uma tarifa reduzida quando comparada às instituições financeiras.

Talvez você pense que esta economia seja pequena, mas quando se soma em todos os boletos que estará emitindo e liquidando ao longo do mês, este valor pode ser algo significativo, principalmente quando somado ao longo de um período ainda maior.

4 – Ganhe tempo com as operações do dia a dia

Quando alguém decide se tornar um empreendedor, umas das coisas que temos em mente, principalmente os prestadores de serviços, é que ele não vende o produto em si, mas sim o tempo e por muitas vezes este tempo é precioso mesmo.

Quando opta por fazer o gerenciamento dos seus recebimentos através de uma instituição financeira, o tempo que se gasta com operações como: envio de remessa e obtenção de retorno dos pagamentos, emissão de cobranças, envio de boletos, dentre outras coisas, pode fazer com que outras atividades não esteja sendo feitas, justamente pela falta de tempo.

Automatize seus processos, utilize uma plataforma de pagamento intermediadora e ganhe tempo.

5 – Quero parcelar minhas vendas

A venda parcelada é uma das formas de pagamentos mais utilizadas no mercado brasileiro e isso, algumas vezes pode trazer certos problemas para empreendedores individuais no que se refere a controle dos seus recebimentos.

Por este motivo, é importante que se use o carnê de pagamento, emitindo assim todas as parcelas para seu cliente e fazendo com que ele mesmo tenha também um controle sobre suas parcelas.

Saiba como utilizar o carnê de pagamento.

Optar por um sistema de intermediação certamente trará muitos benefícios, com ele você facilita o recebimento de suas cobranças, tem um controle dos pagamentos de seus clientes e ainda terá um gerenciamento eficaz da vida financeira do seu negócio.

Para saber mais sobre o Padmoney, fale com um de nossos consultores.

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Boleto Bancário

Conheça o boleto recorrente

Post Financeiro

Como diminuir a inadimplência no mercado imobiliário

Post Financeiro

Como vender plano de assinatura online

Post Gestão e Negócios

Como superar a crise financeira nos negócios?

Deixe seu comentário