Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

Como utilizar o carnê de pagamento

Menos usual que o boleto bancário, o carnê de pagamento ainda é muito útil em determinados tipos de negócios. Ele é um título que comprova a prestação de um serviço contínuo ou a venda de algum produto que deve ser pago em parcelas.

Contudo, para vender no carnê, normalmente é necessário que o cliente passe por uma análise de crédito que tem a finalidade de avaliar a capacidade de pagamento do consumidor em relação à compra que pretende fazer, isso quando se trata de venda de produto, pois de certa forma você estará emprestando o valor para seu cliente.

Quer um exemplo? Digamos que você tem uma loja de eletrônicos e uma pessoa compra uma TV no valor de R$ 4.000,00 mas não tem dinheiro para pagar à vista e não possui cartão de crédito. Este cliente vai se dirigir até o crediário da sua loja e então abrirá uma conta no valor do produto que será pago em 10 parcelas. A sua loja estará emprestando este valor para o consumidor, então você emitirá um carnê com as prestações.

O carnê pode ser usado também em prestação de serviços, como em mensalidades escolares. A vantagem do carnê é que em caso de atraso no pagamento, a parcela ainda continua sendo válida por um tempo e pode ser cobrado juros e multas de acordo com as normas estabelecidas em lei.

É válido alertar sobre a necessidade da análise de crédito, pois estudos do SPC apontam que uma quantidade considerável de pessoas negativadas se dão por inadimplência no parcelamento de suas compras.

:: Saiba como diminuir a inadimplência no seu negócio

Tem dúvida sobre este tipo de cobrança? Deixe seu comentário abaixo ou entre em contato conosco e estaremos prontos para sanar todas as suas dúvidas.

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Boleto Bancário

O boleto bancário pode ser protestado?

Post Segurança

Como proteger seus clientes e sua empresa da fraude de identidade

Post Financeiro

Fluxo de caixa: o que é e como usar?

Post Boleto Bancário

Taxa de boleto: a empresa pode cobrar do cliente?

Deixe seu comentário