Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

6 coisas que um sistema de cobrança automatizada pode fazer por você

Ter o próprio negócio é uma tarefa que exige bastante dedicação, é preciso investir tempo na gestão da sua empresa, na área administrativa, em vendas, mas principalmente na gestão financeira.

E ter um sistema de cobrança automatizada pode trazer muitos benefícios na administração das suas finanças.

Uma das grandes dores de cabeça em um negócio é cuidar com perfeição das suas cobranças e fazer isso de forma manual requer um trabalho gigantesco, sem contar no risco que se corre em cometer erros que podem ter um alto custo. Automatizar o seu processo de cobrança, além de agilidade, também traz mais segurança tanto para você, quando para seu cliente.

Neste texto, vou te mostrar 6 coisas que um sistema de cobrança automatizada pode fazer por você, que certamente trará uma melhor experiência para o seu cliente, com mais segurança e agilidade.

1 – Redução de custos

Muitos empreendedores ainda optam por gerar suas cobranças através dos bancos, o que pode gerar um alto custo, já que muitas instituições financeiras cobram por emissão, liquidação, cancelamento e manutenção de títulos vencidos, além da tarifa de manutenção de sua carteira de cobrança.

Em um sistema de cobrança automatizada, normalmente só existe uma tarifa, que é a de liquidação do boleto, não havendo mensalidades, taxas de cadastro ou qualquer outra tipo de cobrança, assim você terá uma redução considerável nos custos com seus boletos.

Veja como economizar com boletos bancários.

2 – Agilidade no processo de cobrança

A tecnologia tem se tornado um grande parceiro quando falamos sobre o sucesso no seu processo de cobrança. Enviar seus boletos, lembretes de vencimento e até mesmo cobranças de forma automática é primordial para se ter uma boa gestão financeira.

Isso porque você, além de minimizar os custos, também diminui a probabilidade de erro durante a emissão e envio dos seus boletos, evitando assim que seus clientes recebam cobranças indevidas.

Utilizar um sistema de cobrança automatizada traz a você um outro benefício que é uma considerável economia de tempo, assim você terá maior disponibilidade para se dedicar a outras áreas da sua empresa e deixará cada vez mais profissional a sua gestão financeira.

3 – Redução da inadimplência

Este é um dos problemas que mais tiram o sono dos empreendedores, principalmente os prestadores de serviços. Ter um sistema de cobrança pode ajudar a amenizar a inadimplência no seu negócio.

Enviar sua cobrança no momento certo e também lembretes antes do vencimento, ajudará seu cliente a não deixar o débito cair no esquecimento e terá uma maior probabilidade de que o pagamento seja realizado dentro do prazo.

Veja 5 dicas para diminuir a inadimplência no seu negócio.

É importante que você entenda que o seu cliente é o combustível da sua empresa, portanto criar e manter um bom relacionamento com ele é primordial. Busque proporcionar uma boa experiência de compra para ele, assim ele tende a se aproximar de você e por consequência não vai querer estragar este relacionamento, logo dificilmente atrasará seus pagamentos.

4 – Cobrança recorrente

Se você possui algum tipo de cobrança periódica do seu cliente, um sistema de cobrança automatizada facilita a sua vida. Com a cobrança é possível você agendar o envio dos boletos para seus clientes com a periodicidade que desejar, de acordo sua necessidade, sendo mensal, trimestral, semestral ou anual.

Para isso, você deverá gerar a cobrança mantendo o mesmo valor e data de vencimento dos boletos e os seus cliente receberão cada cobrança alguns dias antes do prazo, evitando assim pagamentos equivocados, que geralmente acontece no caso dos carnês.

5 – Boleto em lote

Se você precisa cobrar vários clientes que tenham em comum o valor e data de vencimento do boleto, não é necessário gerar suas cobranças de forma individual. 

O Padmoney oferece a você a praticidade de gerar todos os boletos de uma única vez, bastando apenas informar o valor e data de vencimento e depois selecionar quais clientes deverão receber esta cobrança e o sistema fará todo o resto para você, emitindo e enviando os boletos de forma automática, trazendo mais praticidade, segurança e agilidade em seu processo de cobrança.

6 – Relatórios gerenciais

Administrar uma empresa não é uma tarefa tão simples e ter as informações que você precisa com fácil acesso, certamente te ajuda nas suas tomadas de decisões.

Ao optar pela utilização de um sistema de cobrança, você poderá gerar e visualizar sues relatórios gerenciais em tempo real, tendo a oportunidade de avaliar o andamento do seu fluxo de caixa, fazer previsões de recebimentos, etc.

Independente de qual seja o seu negócio, ter o equilíbrio financeiro é o pilar para que ela tenha longevidade, seja você prestador de serviço ou vendedor de produtos e automatizar o seu processo de cobrança facilita o recebimento dos seus clientes, trazendo controle sobre suas contas a receber, além de te proporcionar uma melhor gestão financeira da sua empresa.

Veja 5 sinais de que você precisa de uma plataforma de pagamento.

O Padmoney tem uma busca constante pelo aperfeiçoamento de sua plataforma e oferece a seus clientes uma maior segurança em suas transações com as menores tarifas do mercado.

Para saber mais sobre o Padmoney, fale com um de nossos consultores.

 

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Administração Financeira

5 dicas para escolher uma empresa de cobrança para o seu negócio

Post Segurança

Conheça a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Post Gestão e Negócios

Por que tantas empresas fecham no Brasil?

Post Parceiros

Padmoney e HOSTMGR: Painel completo de gerenciamento financeiro

Deixe seu comentário