Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

Entenda como funciona o pagamento recorrente via boleto

Como já falamos em artigos anteriores, o boleto bancário é uma das formas de pagamento mais seguras do mercado, até mesmo por isso é uma das mais utilizadas.

Isso se dá pelo fato do cliente não ter a obrigação de fornecer dados bancários durante a compra de algum produto ou serviço, seja online ou off-line.

Muitas empresas, principalmente as prestadoras de serviço, tem adotado o pagamento recorrente via boleto como forma de recebimento dos seus clientes. Mas antes é preciso entender o que é pagamento recorrente.

Pagamento recorrente

Pagamento recorrente é aquele realizado de forma contínua. Ele é muito comum em serviços de assinatura ou mensalidades, por exemplo.

Ele pode ser feito de forma mensal, trimestral, semestral ou anual. Isso varia de acordo com o contrato estabelecido entre você e seu cliente.

Como funciona?

O funcionamento do pagamento recorrente é muito simples e embora alguns confundam, ele é bem diferente do carnê, pois na cobrança recorrente o cliente receberá seus boletos de acordo a periodicidade estabelecida e não todas as cobranças de uma única vez, como acontece com o carnê de pagamento.

Para utilizar o pagamento recorrente, é necessário que as cobranças tenham o mesmo valor e data de vencimento, pois ele será programado uma única vez e todo o processo é automático, desde o envio das cobranças para seu cliente, bem como lembretes de pagamento ou vencimento. Como esta cobrança é automatizada, o seu cliente poderá se programar para efetuar o pagamento em dia, evitando atrasos, pois assim o pagamento não cai no esquecimento ou até mesmo evita que o cliente faça pagamentos antecipados por engano, como acontece muito no caso do carnê.

Leia também: Conheça o boleto recorrente

Esta modalidade de pagamento também se aplica a venda de produtos, podendo inclusive substituir o parcelamento por cheque ou cartão de crédito, até mesmo porque nem todos os compradores possuem cheque ou cartão. Sem contar que a tarifa paga no boleto bancário é menor do que a praticada nas vendas por cartão e o dinheiro também fica disponível para transferência mais rápido, sendo que no boleto leva até 2 dias úteis e o cartão pode levar até 30 dias.

O pagamento recorrente, além de toda a praticidade que traz para seu negócio e seus clientes, já que estamos lidando com uma cobrança automatizada, ela também traz mais segurança à sua empresa e promete melhorar e muito os seus resultados, pois reduz o índice da inadimplência, que infelizmente assola grande parte dos empreendedores no Brasil.

Gostou dos benefícios do pagamento recorrente? Fale com nosso consultor e veja como é simples utilizar essa modalidade de cobrança no seu negócio.

 

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Boleto Bancário

É possível comprar e parcelar no boleto?

Post Comunicados

Veja como será o nosso funcionamento no Carnaval

Post Gestão e Negócios

A importância da definição da Visão e Missão

Post Administração Financeira

Cobrança por e-mail e SMS: veja como reduzir sua inadimplência

Deixe seu comentário