Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

Como fazer um controle de inadimplência eficiente dos seus pedidos

Seja você um pequeno ou grande empresário, é essencial que o seu negócio tenha um controle de inadimplência bem feito, uma vez que o descontrole pode custar a sobrevivência da sua empresa.

Para alguns empreendedores, fazer o controle de inadimplência pode parecer um “bicho de sete cabeças”, já que nem todos gostam ou tenham afinidade em lidar com planilhas, relatórios e também efetuar cobranças. 

Este problema, da inadimplência, também tem crescido no comércio eletrônico, uma vez que muitas pessoas, ao efetuarem suas compras, optam pelo pagamento através de boleto bancário e acabam não realizando o mesmo, o que de certa forma, atrapalha o andamento das vendas nas lojas virtuais, uma vez que o produto já foi separado no estoque para que não seja vendido até alguns dias após o vencimento do boleto.

Mas a boa notícia é que você pode tomar algumas providências para combater esta inadimplência e melhorar a taxa de conversão em seu comércio eletrônico quando a forma de pagamento escolhida for o boleto bancário.

Mostre as informações de forma clara

O boleto bancário no e-commerce é a segunda forma de pagamento mais utilizada no Brasil, mas ele também é um dos grandes responsáveis pela inadimplência no comércio eletrônico, pois em muitos casos o cliente escolhe o produto, opta por pagar no boleto e finaliza a compra, contudo acaba não fazendo o pagamento e o pedido acaba sendo cancelado.

Isso porque muitos usuários, após a finalizar sua compra, acabam não fazendo a impressão do boleto e em alguns casos é por não conseguir encontrar o botão de impressão.

Por isso, tenha um “checkout clean”, com as informações bem visíveis para o cliente, até mesmo porque as pessoas que estarão comprando em sua loja, nem sempre estão familiarizadas com o ambiente virtual, por isso é muito importante que todas as informações estejam da forma mais clara possível.

Ofereça descontos no pagamento

O boleto viabiliza o oferecimento de descontos nos pagamentos, por ser tratar de uma compra à vista e sua tarifa ser menor do que as praticadas pelas operadoras de cartão de crédito.

Ao oferecer um desconto, a probabilidade de o cliente fechar a compra aumenta exponencialmente, pois o comprador é induzido ao valor com desconto aplicado.

Embora o desconto, muitas vezes não seja muito expressivo, mas pelo simples fato de recebe-lo, já conta bastante para o cliente.

Leia também: Como economizar com boletos bancários

Envie e-mail com desconto

Uma outra boa maneira de aumentar a conversão e ter controle de inadimplência do seu negócio é você enviar e-mails com desconto para os clientes que finalizaram a compra, mas ainda não pagaram o boleto.

Este e-mail pode ser enviado alguns dias após o vencimento, com a finalidade de “seduzir” o seu cliente para que ele possa de fato finalizar a compra antes iniciada.

Estes descontos não devem ser oferecidos sempre e em qualquer produto, até mesmo para evitar que caia em um ciclo vicioso onde seu cliente sempre deixe para pagar após o vencimento, com a intenção de receber um desconto.

Veja em quais situações esta oportunidade melhor se aplica e em quais produtos você poderá embutir um desconto maior.

Transmita segurança

O boleto bancário é uma excelente opção para pessoas que não possuem cartão de crédito ou até mesmo as que possuem. Por mais que os sistemas de segurança das lojas virtuais venham aumentando a cada dia, ainda há o medo de fraudes envolvendo as compras online.

Diante deste cenário, para muitas pessoas, o boleto é a forma de pagamento mais segura na internet e sem contar que é ótimo também para o lojista que recebe suas vendas à vista.

Tenha um ambiente transparente e seguro. Busque integrar o seu sistema de recebimentos junto ao seu site e evite que o seu cliente seja redirecionado para ambientes externos para finalizar as compras. Isso causa desconfiança e ajuda no aumento da inadimplência.

Veja 3 dicas para o gerenciamento de riscos em pagamentos digitais

Automatize seu processo de cobrança

Ter um processo de cobrança automatizada é fundamental para o controle de inadimplência de qualquer negócio, seja físico ou virtual e utilizar um sistema intermediador é uma excelente opção, uma vez que este sistema te proporciona muitas vantagens, como:

  • Redução de custos com tarifas;
  • Preserva sua relação com seu cliente, oferendo a ele uma boa experiência de compra;
  • Acaba com a burocracia diária;
  • Te dá maior controle do seu negócio com relatórios gerenciais;
  • Ajuda no combate a inadimplência, etc.

Por isso te convido a conhecer o Padmoney, que é o seu parceiro ideal para recebimentos online utilizando boleto bancário. Não importa o tamanho ou o tipo de seu negócio, o Padmoney é a solução perfeita para você. Fale com nosso consultor.

 

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Boleto Bancário

Como pagar um boleto em atraso?

Post Boleto Bancário

Por que não preciso mais atualizar boleto?

Post Boleto Bancário

Descubra como gerar boleto e otimizar seu processo de cobrança

Post Financeiro

Conheça a Lei do Cadastro Positivo

Deixe seu comentário