Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

Como se prevenir contra a fraude do boleto bancário

Por se tratar de uma das formas de pagamento mais populares no Brasil, o boleto bancário tem a cada dia mais atraído a atenção dos fraudadores.

Vamos te dar algumas dicas de como se prevenir destes golpes.

Leia o seu boleto atentamente

Analise bem o boleto recebido. A grande maioria dos documentos costumam ter diferenças em seus formatos, falhas e até erros de português, então atente-se, porque qualquer caraterística pode ser um indício de fraude.

Muitas pessoas optam por pagar seus boletos em caixas eletrônicos, internet banking ou aplicativos mobile. Caso você tente fazer a leitura do código de barras nestes canais de pagamento e não conseguir, pode ser algum erro no leitor, mas também uma fraude. Um boleto fraudado apresenta falhas no código de barras e isso acaba forçando o usuário a digitar o código numérico que certamente foi adulterado pelo fraudador.

Em caso de boletos recorrentes, que são pagamentos efetuados periodicamente, é importante comparar o boleto anterior com o atual e conferir se há muitas diferenças. Caso haja, procure o seu fornecedor e verifique a autenticidade do boleto.

No Padmoney você pode verificar a procedência com o nosso sistema de anti-fraudes. No campo de descrição do boleto disponibilizamos um link para que o mesmo seja verificado, ou então basta acessar a nossa página de verificação, inserir o código numérico do boleto e então confirmar a sua autenticidade.

Cuidado com o vendedor falso

Este golpe também tem sido muito comum. Ele acontece quando um consumidor inicia uma compra dentro de alguma plataforma e então o suposto vendedor busca direcionar a venda para o e-mail, WhatsApp ou qualquer outro chat, com a oferta de um super desconto. Então a vítima acaba efetuando o pagamento do boleto falso, o criminoso recebe o dinheiro e o produto comprado nunca é entregue.

Quando ocorre este tipo de fraude, tanto o estabelecimento quanto a empresa emissora do boleto (bancos ou intermediadores de pagamentos) não podem ser responsabilizados, pois o consumidor optou por finalizar a compra fora do ambiente seguro.

Ainda há alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário e a nossa equipe estará pronta para sanar todas elas.

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Administração Financeira

Como combater a inadimplência escolar

Post Boleto Bancário

Como utilizar o carnê de pagamento

Post Financeiro

Pagamento instantâneo: você já conhece o PIX?

Post Gestão e Negócios

Análise SWOT ou FOFA

Deixe seu comentário