Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

Como saber se o meu boleto foi pago?

Muitas pessoas, após pagar um boleto, não recebem a confirmação da baixa e com isso gera uma dúvida: como saber se o meu boleto foi pago?

Como já falamos em outros artigos publicados no blog, o boleto bancário é o segundo método de pagamento mais utilizado no Brasil. Isso se dá pela sua facilidade, taxas menores e também pelo seu uso democrático, uma vez que qualquer pessoa possa utilizá-lo.

Embora o boleto tenha atingido este status, ele ainda não possui a confirmação de pagamento em tempo real, como acontece com o cartão. Diante dessa pergunta, vamos responder algumas das perguntas mais recorrentes que encontramos quando o assunto é confirmação de pagamento de boleto.

 

Quanto tempo demora para confirmar o pagamento de um boleto?

O pagamento de um boleto normalmente é confirmado pelas instituições bancárias em 1 dia útil. Mas este prazo está diretamente ligado com a data de pagamento do mesmo.

Quando um boleto é pago em uma sexta-feira, a confirmação é feita no sábado. Mas caso o pagamento ocorra em um final de semana ou feriado, a confirmação do pagamento é realizada no segundo dia útil após a data do pagamento.

Por exemplo:

  • Caso o boleto seja pago na sexta-feira, a confirmação é realizada no sábado;
  • Se o boleto foi pago no sábado ou domingo, a confirmação é realizada na terça-feira;
  • Já em caso de pagamento realizado em um feriado, que seja por exemplo em uma terça-feira, a confirmação do pagamento só virá na quinta-feira.

Quanto tempo demora para compensar um boleto pago pela internet?

O prazo para compensação de um boleto pago na internet é o mesmo para os boletos pagos nos bancos, canais de autoatendimento, casas lotéricas, empresas conveniadas, etc.

O fato de o boleto estar sendo pago em um internet banking, não o difere de outro canal, pois o processamento das informações é realizado da mesma forma que qualquer canal de pagamento convencional.

 

O que quer dizer título com pagamento duplicado?

Muitas pessoas têm esta dúvida, sobre o que quer dizer título com pagamento duplicado.

Antes da implementação da Nova Plataforma de Pagamentos, implementada pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) em outubro de 2018, quando ocorria o pagamento duplicado, o banco processava o primeiro pagamento dando a baixa no título e creditando o valor na conta do favorecido. Já o segundo pagamento era enviado e apenas creditado na conta, uma vez que o título já teria sido baixado pelo pagamento anterior.

Após a implementação da Nova Plataforma, o sistema bancário não aceita mais o pagamento em duplicidade, pois quando o cliente tentar fazer o pagamento, o sistema informará ao consumidor que o título já teria sido pago.

A Nova Plataforma de Pagamentos trouxe muitas mudanças, como a facilidade de pagar os boletos em qualquer banco após o vencimento, o fim da necessidade de se ter uma segunda via do boleto e também trouxe consistência nas informações, evitando assim o pagamento em duplicidade.

 

Como faço para emitir um boleto?

Emitir um boleto é mais simples do que você imagina. Há um tempo atrás, para gerar um boleto, era necessário ter uma conta bancária de pessoa jurídica e possuir uma carteira de cobrança junto ao banco.

Hoje você conta com os intermediadores de pagamento, que possuem tarifas mais atrativas do que as bancárias, proporciona uma gestão dos seus pagamentos e ainda oferecem funcionalidades que você não encontra nos bancos, como: a cobrança recorrente através de boleto bancário, carnês de pagamento, emissão de boletos em lote, dentre outras funções.

Leia também: Entenda como funciona o pagamento recorrente via boleto.

O Padmoney é um sistema intermediador que te proporciona as melhores tarifas do mercado, além de uma excelente gestão dos seus boletos. Essa gestão inclui também o envio de lembretes de pagamento para os seus clientes, seja antes ou após o vencimento do boleto, o que ajuda no combate à inadimplência no seu negócio. Além disso, tem também o portal do cliente, que é um ambiente onde o seu cliente terá acesso a todas as suas cobranças, seja as que estão em aberto, as vencidas, mas também as pagas. Este portal tem a finalidade de estreitar o seu relacionamento com o cliente, proporcionando a ele maior comodidade com seus pagamentos.

Veja as vantagens que um intermediador de pagamentos oferece ao seu negócio.

O sistema do Padmoney é totalmente gratuito, não havendo cobranças de mensalidades, nem tarifas de cadastro. Você só paga pela liquidação do boleto, ou seja, paga somente se o seu cliente pagar.

Faça o seu cadastro agora mesmo. Independentemente do tipo ou tamanho do seu negócio, o Padmoney é o seu parceiro ideal.

 

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Gestão e Negócios

Conheça 5 tendências de empreendedorismo para 2020

Post Boleto Bancário

O boleto recorrente pode ajudar no seu controle financeiro

Post Boleto Bancário

Como utilizar o pagamento recorrente em agências de viagem?

Post Gestão e Negócios

Análise SWOT ou FOFA

Deixe seu comentário