Quem somos | Materiais Educativos | Fale com nosso consultor
Post

Como contornar os 4 principais desafios da cobrança via boleto

Quando você decide se tornar um empreendedor e então inicia um negócio, uma das grandes preocupações é quais formas de pagamento irá oferecer a seu cliente.

A cobrança via boleto sempre se apresenta como uma boa alternativa, já que estamos falando do segundo método de pagamento mais utilizado no Brasil.

Usar o boleto como forma de recebimento também tem alguns desafios e neste artigo vou te mostrar os 4 principais da cobrança via boleto. Se você já utilizar o boleto bancário ou pretende adicionar esta forma de cobrança em seu negócio, leia o texto até o final.

1 – Demora na confirmação do pagamento

Quando se usa o pagamento através de cartão de crédito, a aprovação é feita de forma imediata. Mas quando a cobrança é via boleto, normalmente esta confirmação acontece em até 3 dias úteis. 

Para o empresário esta demora pode ser ruim no aspecto de não saber se o boleto foi pago e com isso precisar segurar o produto em estoque até que se passe o prazo necessário para a confirmação do pagamento. 

Para o consumidor, a desvantagem está no tempo de espera do produto, uma vez que será necessário esperar a baixa bancária para que a partir daí seja separado o seu produto para envio.

Por outro lado, embora haja uma demora, quando se comparada ao cartão, há também mais rapidez no repasse do valor para a empresa. O cartão tem um prazo que varia de 14 a 30 dias após efetuada a compra para que o dinheiro fique disponível, já no boleto este valor fica disponível assim que o pagamento é confirmado.

Leia também: Você sabe por que não existe mais boleto sem registro?

2 – Desistência da compra

Um outro desafio da cobrança via boleto, principalmente no comércio eletrônico, é a desistência da compra, por parte do cliente. Muitas vezes esta desistência está ligada com o esquecimento de pagar o boleto bancário.

Uma das formas de contornar este problema é enviando alertas, seja por e-mail ou SMS, para que o pagamento não caia no esquecimento. 

Ter um sistema de gestão de pagamentos online é muito importante que se tenha total controle dos seus boletos emitidos. Além disso, o próprio sistema faz o envio das mensagens com a lembrança do pagamento, aumentando assim a taxa de conversão das suas vendas, gerando uma menor desistência.

3 – Pagamento em uma única parcela

Uma outra desvantagem para o consumidor é que o boleto bancário oferece somente pagamento em parcela única, ou seja, à vista.

Mas por estar recebendo o valor total do produto de uma única vez e também por possuir tarifas menores do que as das operadoras de cartão, é possível aplicar descontos sobre os produtos para as pessoas que optarem por pagar através de boleto bancário.

O boleto bancário é uma excelente forma de reduzir o preço do seu produto ou até mesmo fazer uma promoção. A tarifa do cartão de crédito normalmente é um percentual sobre o valor da venda, o que varia de 3% a 6%. Isso acaba sendo um valor considerável, dependendo do preço de venda do produto.

Ofereça descontos com a cobrança via boleto e amplie as vendas em sua loja virtual.

4 – Pagamento de tarifas desnecessárias

Muitas empresas optam por efetuarem suas cobranças utilizando o sistema bancário. Fazer essa escolha pode significar um aumento nas suas despesas com tarifas. Isso porque os bancos cobram tarifas sobre todos os processos, como: emissão do boleto, liquidação, cancelamento e manutenção de títulos vencidos, além da taxa de manutenção da conta.

Utilizar um sistema intermediador de pagamento é uma excelente alternativa para redução dos seus custos com tarifas, já que seus custos são bem menores. O Padmoney, por exemplo, é um sistema onde você só paga pela liquidação do boleto, ou seja, você só paga quando o seu cliente pagar.

Quando você utiliza o sistema bancário, você não repassará ao cliente todas as tarifas listadas acima. Com um intermediador de pagamentos online, como o Padmoney, não há cobrança de mensalidades ou tarifa de cadastro, mas somente a baixa do boleto.

Gere suas cobranças via boleto com o Padmoney

Tenha o Padmoney em seu negócio. Somos o seu parceiro ideal para superar todos os desafios da cobrança via boleto.

Com o Padmoney, além de reduzir suas tarifas, terá à sua disposição um dos melhores sistemas de gestão de pagamentos online do Brasil.

Saiba como economizar com boletos bancários.

O Padmoney te dá total controle sobre suas cobranças através de boleto bancário, enviando notificações para o seu cliente, seja por e-mail ou SMS, evitando assim que o seu boleto caia no esquecimento. Ele oferece também um exclusivo Portal do Cliente para que o seu cliente tenha acesso a todo o seu histórico de cobranças.

Não importa o tamanho ou qual o seu negócio, o Padmoney é o seu parceiro ideal. Crie sua conta grátis!

Robelio Junior

Um mineiro graduado em computação, que se apaixonou pelo marketing digital e trabalha na área desde 2012. Torcedor do São Paulo Futebol Clube e chef de cozinha nas horas vagas.

Posts que você pode gostar

Post Financeiro

Como diminuir a inadimplência no mercado imobiliário

Post Boleto Bancário

Entenda a diferença entre boleto e carnê de pagamento

Post Financeiro

Como os bancos têm se preparado para o futuro?

Post Boleto Bancário

Vantagens que um intermediador de pagamentos oferece ao seu negócio

Deixe seu comentário